top of page
Foto do escritorNadia Cristina Oliveira

Uma constelação sobre Neurodermatite

Como se por coincidência, um homem e uma mulher da mesma aldeia se encontraram em uma oficina recente na Baviera. Embora se conhecessem apenas de vista, a mulher se sentiu inibida e, para proteger sua privacidade, decidiu que pediria que ele saísse da sala quando montasse a sua constelação. O que aconteceu foi que até o terceiro dia do workshop, ela não fez a sua constelação e ao assistir as outras constelações, sentiu-se confiante o suficiente para fazê-lo com o homem presente. Seus problemas eram sobre problemas em seu relacionamento com o marido, bem como a grave neurodermatite que afligia suas duas filhas mais novas. Ela teve quatro filhos, o mais velho menino, e três meninas.

Ao montar sua constelação, ela parecia completamente inconsciente de ter colocado as duas filhas mais novas de costas para o resto da família. Quase imediatamente, os dois representantes começaram a sentir a pele coçando e disseram que se sentiam empurrados para fora e não podiam permanecer na constelação. Uma investigação mais aprofundada sobre a história da família não revelou nada de significativo, e a própria cliente parecia bastante desapegada do que estava acontecendo.

Como último recurso, perguntei à cliente se o fogo já havia participado da história de sua família ou se ela sabia de alguém que havia morrido em um incêndio. Em uma das oficinas de Bert em Glarus, bem como em uma das minhas, eu havia evitado que houvesse uma correlação entre doenças de pele e incidentes envolvendo queimados ou incêndio. O cliente permaneceu não envolvido e não forneceu informações úteis. No entanto, o homem de sua aldeia foi instantaneamente às lágrimas e perguntou se ele poderia dizer alguma coisa. Com o acordo do cliente, ele relatou que tocara em uma banda de metais com o pai dela e que toda vez que tocavam uma marcha em particular, no mesmo lugar da música, o pai ficava chateado. Ele chorava, parava de brincar e saía da sala.

Perguntei a ele qual era o tema da música. Era sobre camaradas que haviam morrido por fogo. Pedi então ao cliente que escolhesse um representante para o pai e mais quatro outros como camaradas. Assim que os camaradas foram colocados na constelação, as duas filhas começaram a se sentir muito melhor. Elas se sentiram atraídas por esses homens.

Quando eu coloquei o avô na frente de seus companheiros, as filhas não sentiram mais um puxão na direção deles, mas a coceira intensa permaneceu. O representante do avô não quis olhar nos olhos de seus companheiros e não expressou emoção.

Pedi aos quatro homens que se deitassem no chão. Agora, tornou-se difícil para o avô se segurar e a dor terrível que ele sentia era muito óbvia de ver. Lentamente o Avô, caiu de joelhos, olhou nos olhos de seus companheiros, acariciou a pele deles e os confortou. Finalmente ele se deitou ao lado deles.

Como finalmente ele ficou em paz, as duas filhas puderam se voltar para a família e a cliente se voltou para o marido. Ela olhou para o pai mais uma vez e então pedi que ela dissesse: “Eu concordo com isso e deixo você com amor. Eu vou ficar. Por favor, me abençoe se eu ficar e abençoar meu marido e meus filhos. ”

Os representantes das duas filhas com a condição da pele experimentaram uma cura particularmente quando o avô acariciou a pele de seus companheiros. Sua tarefa consumidora de carregarem a dor de seu avô parecia ter finalmente terminado.

Aqui podemos ver como os movimentos da alma conectam o grupo presente e podem ser confiáveis.


Publicado no Systemic Solutions Bulletin 2000/1 Página 37 Por: Stephan Hausner

Traduzido para o português.

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Youtube

Clique no link ao lado e faça a inscrição no nosso canal do YOUTUBE

bottom of page